INCONTINÊNCIA URINÁRIA
A incontinência urinária é definida como a perda de urina que acontece de forma involuntária. Existem 3 principais tipos de incontinência urinária: de esforço, de urgência e mista.
A incontinência urinária de esforço, corresponde a perda de urina que acontece em momentos de esforço, tais como: tossir, espirrar, dar risada, levantar peso, pular, etc. Isso ocorre porque nessas situações ocorre um aumento da pressão intrabdominal e a musculatura do assolho pélvico não está forte o bastante para manter a uretra fechada e, então, o xixi acaba escapando, seja em gotas, jato ou todo conteúdo que estava dentro da bexiga.
A incontinência de urgência ocorre quando a perda de urina acontece no trajeto do banheiro. Nesses casos, o paciente sente uma vontade muito forte de fazer xixi, faz xixi muitas vezes ao dia, precisa correr até o banheiro, mas não consegue chegar a tempo.
Na incontinência mista temos o paciente que passa pelas duas situações citadas acima, tem perda de urina aos esforços e também sente vontade exagerada de ir ao banheiro muitas vezes ao dia e acaba perdendo xixi no trajeto.
Atualmente, já se sabe que a primeira linha de tratamento para casos de incontinência é a fisioterapia pélvica. Esse tratamento ocorre a partir da utilização de diversos recursos, tais como biofeedback, eletroestimulação do assoalho pélvico, fortalecimento da musculatura pélvica, além de trabalhar mobilidade do quadril e coluna.
O tratamento adequado realizado com o profissional especializado leva a resultados satisfatórios na maioria dos casos.